serradobrigadeiro.com.br

logo001

MIRADOURO-Cachoeira do Pai Inácio

A Cachoeira do Pai Inácio fica na cidade de Miradouro, na Serra do Brigadeiro. O município também está no entorno do Parque do Brigadeiro com áreas de preservação que abrigam a fauna e flora da Mata Atlântica. Ela não possui grandes quedas, mas represamentos de água ideais para banho. Logo abaixo da cachoeira, é possível se banhar em seu ribeirão, afluente do Rio Glória. A trilha de acesso é de baixa dificuldade.

ERVÁLIA-Cachoeira da Usina

A Cachoeira da Usina, localizada na cidade de Ervália-MG, na Serra do Brigadeiro, já abrigou a sede de uma pequena Usina Hidroelétrica, denominada Usina Esperança. Essa Usina forneceu energia elétrica para o município de Ervália no período de 1922 a 1957, quando foi desativada. A construção dessa Usina foi de grande importância para o desenvolvimento do município e região. Hoje, é um ponto turístico da cidade, fazendo do local um balneário particular com piscina, restaurante e quiosques. A trilha de acesso é de baixa dificuldade.

MURIAÉ-Cachoeira Usina da Fumaça

Com área apropriada para banho, rapel, cascading, canoagem, trekking e mountain bike, além de uma vasta fauna e flora, a Cachoeira Usina da Fumaça está localizada a 24km da sede do município. É propriedade particular pertencente à Usina Hidrelétrica Coronel Domiciano, sob administração da BRASCAN Energética S/A. O Rio Fumaça forma a represa com aproximadamente 2000m² de espelho d’água no local. Possui longo trecho encachoeirado, pedras negras, águas límpidas, margeado por vegetação nativa. A sua queda principal, em períodos de cheia lança pelo ar uma ‘fumaça d’água” revelando um espetáculo natural que nomeia a Cachoeira: Usina da Fumaça. 

MURIAÉ-Cachoeira do Naor

A Cachoeira está localizada em área de propriedade particular muito frequentada por banhistas e próxima ao Parque Municipal do Pico do Itajuru, setor Sul do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. O local é apropriado para banho, trekking, contemplação de fauna e flora e camping. Em suas redondezas o turista pode contar com o Turismo de Base Comunitária – TBC, artesanato, produtos típicos da agricultura familiar e condutores de trilhas que residem em Belisário. A trilha de acesso é de média/alta dificuldade.

MURIAÉ-Cachoeira da Represa de Belisário

A Cachoeira da Represa em Belisário é uma área apropriada para banho e piquenique. Conta com áreas de lagos formados por rochas para banhos, trilhas e uma queda d’água sobre concreto onde pessoas da região usam como ‘escorregador’. A trilha de acesso é de média/alta dificuldade.

FERVEDOURO-Cachoeira dos Ferreira

Ambiente de beleza ímpar, que conta com uma enorme atração natural: o encontro das águas advindas do distrito de São Pedro do Glória e da Serra do Saco de Bode (Pico do Soares), dando origem assim ao Rio Glória. Na Cachoeira dos Ferreira, além do poço extenso e profundo abaixo da ponte de madeira, a localidade conta ainda com duas cachoeiras, queda d’água, corredeira e uma pequena mata entre elas, perfeita para passeios em grupo onde é possível sentir as vibrações da natureza e o clima de paz.

FERVEDOURO-Cachoeira do Piu

A Cachoeira do Piu está localizada nos arredores do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, sendo circundada por remanescentes de Mata Atlântica ainda preservada. É composta por duas quedas d’água, sendo que a primeira apresenta em sua base um pequeno represamento de pouca profundidade e, por isso, com menos riscos para os banhistas. Na segunda queda o represamento é maior e com profundidade não informada. Há uma pequena trilha circundando a margem direita da cachoeira. A trilha de acesso é de baixa dificuldade.

FERVEDOURO-Cachoeira Três Quedas

A Cachoeira do Adão está localizada no entorno do Parque Estadual Serra do Brigadeiro. Compreendendo trilhas e quedas d’água, é um belo cartão postal do município de Fervedouro. Sua nascente vem da mata ciliar do Parque Estadual, mais precisamente das colinas do Pico do Boné que fica situado no município de Araponga. A cachoeira pode ser analisada em dois fragmentos: um primeiro em que se constata a formação de represamentos para banho e nado e um segundo que somente se torna acessível após uma caminhada em trilha de 1,5 km em meio à mata nativa. Neste segundo fragmento, denominado Cachoeira Três Quedas, é comum a prática de rapel. A trilha de acesso é de baixa dificuldade.

ARAPONGA-Cachoeira do Pico do Boné

A Cachoeira do Pico do Boné, como o próprio nome diz está localizada nos arredores do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, aos pés do Pico do Boné. Ela é circundada por remanescentes de Mata Atlântica ainda preservada e possui vários represamentos de água e pequenas quedas em seu percurso. A trilha de acesso é de baixa dificuldade.

ARAPONGA-Cachoeira Sr. Dico Simão

A Cachoeira do Sr. Dico Simão está localizada nos arredores do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, bem próxima do Pico do Boné. Ela é circundada por remanescentes de Mata Atlântica ainda preservada e possui vários represamentos de água e pequenas quedas em seu percurso. Logo abaixo da área de camping, outra piscina natural se forma com águas calmas e seguras para banho. A trilha de acesso é de baixa dificuldade.