Mirante completa um ano de inaugurado em maio de 2023
Por Renan Ribeiro
A placa no Mirante na Comunidade da Serra das Cabeças traz as seguintes inscrições: “Mirante ‘Caminhantes do Brigadeiro’, homenagem aos jovens caminhantes e trilheiros apaixonados com a Serra do Brigadeiro” e completa um ano em 2023. A honraria, às margens da BR-482, em Araponga, perpetua não só a memória dos moradores Eliesse de Paula e Leandro Ribas, mas também marca a conexão que os caminhantes e trilheiros da região mantêm com o local, possibilitando um momento de contemplação da natureza no meio das atividades.
Eliesse e Leandro cresceram na comunidade da Serra das Cabeças e, segundo o chefe do Setor de Turismo do Município de Araponga, Mário Henrique Assis Macedo, costumavam fazer caminhadas nas montanhas do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.
O pai de Leandro, o senhor Sr. José Antônio do Nascimento Ribas- conhecido como Toninho Pequeno- é o proprietário do terreno em que o mirante foi construído.O jovem faleceu em um acidente de caminhão no Norte de Minas.
Eliesse foi guarda na Serra por um período e, além de ser servidor, sempre atuou como voluntário no combate aos incêndios florestais. Ele faleceu na Cachoeira do Piu, na Comunidade do Bom Jesus do Madeira, em Fervedouro, há 9 anos. O secretário Municipal de Cultura, Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer, Agnaldo de Paula é irmão de Eliesse.
“Por morarem numa região que tinha um fluxo de pessoas que passava e estimulava, além da infância junto aos pais, morando perto das montanhas, pedras e florestas, acaba sendo um estímulo natural”, conta Mário Henrique.
“Dois rapazes que gostavam muito de curtir a natureza, cachoeiras, de viver a vida com alegria. Eles morreram tão jovens e da forma como foi, também deixam a reflexão de que tudo é passageiro. Aproveite o hoje, porque amanhã poderemos não estar mais aqui”, acrescenta o Chefe do Setor de Turismo.
A estrutura do mirante suporta até 20 pessoas com segurança, para admirar a paisagem, fazer registros fotográficos e audiovisuais. O espaço foi sinalizado com orientações para preservação e utilização, contando com estacionamento para turistas. O mirante foi construído pela Secretaria Municipal de Cultura, Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer.