Dez municípios associados à Instância de Governança Regional (IGR) Serra do Brigadeiro, ou popularmente conhecida como Circuito Serra do Brigadeiro, habilitaram-se ao Mapa do Turismo Brasileiro 2022: Araponga, Ervália, Eugenópolis, Divino, Fervedouro, Miradouro, Muriaé, Patrocínio do Muriaé, Rosário da Limeira e Vieiras. O instrumento reúne cidades que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país.
O novo Mapa foi divulgado pelo Ministério do Turismo na última segunda-feira, 28 de março. Ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas no Mapa do Turismo 2022.
Em menos de dois meses, entre fevereiro e março de 2022, a plataforma SISMAPA recebeu 2.822 solicitações de atualização de dados ou de novos cadastros, efetuados por gestores municipais. Esses registros foram homologados pelos gestores estaduais de turismo e, posteriormente, validados pelo Ministério do Turismo. Assim, os 280 municípios que não foram incluídos nesta primeira etapa, ainda podem ajustar procedimentos ou complementar informações e integrar o Mapa do Turismo Brasileiro.
“Qualquer município do país pode fazer parte do Mapa do Turismo e, desta forma, ser beneficiado diretamente com ações e recursos do Ministério do Turismo para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local. Para isso, os gestores municipais precisam assumir o compromisso de priorizar o setor, que é de fundamental importância na economia do nosso país, gerando emprego e renda para milhares de famílias em todo o país”, destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
Além dos 11 municípios que compõem o IGR Serra do Brigadeiro, outras duas cidades associaram-se à instituição no início do ano. São elas Miraí e São Geraldo.