serradobrigadeiro.com.br

logo001

Novos empreendimentos rurais despontam pela Serra do Brigadeiro

Além das tradicionais trilhas do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, outros destinos estão sendo traçados pela região para fortalecer os potenciais turísticos das cidades do entorno. A unidade de conservação é uma grande reserva de Mata Atlântica, circundada por oito pequenas cidades da Zona da Mata mineira – Araponga, Divino, Ervália, Fervedouro, Miradouro, Muriaé, Pedra Bonita, Sericita. Todas elas são compostas pelo Centro Urbano e outros tantos distritos e comunidades rurais ligadas por estradas de chão que dão acesso aos outros municípios, trechos de cachoeiras, cursos d’água e matas preservadas.

Tendo em vista toda essa descrição geográfica, é possível entender como anda o crescimento turístico das cidades do entorno do Brigadeiro. Aos poucos, as estradas esquecidas por entre estas comunidades rurais estão tornando-se trajetos viáveis para realização de passeios contemplativos que podem ser feitos a pé, de bike, Off Road, motocicleta, dentre outros.

Como ponto de apoio, complementando os atrativos naturais, diversos empreendimentos rurais e de base comunitária estão nascendo, como restaurantes, cafés, bares e pousadas. Assim, o turismo vai ganhando corpo e forma como real opção de fonte de renda para as famílias da região da Serra do Brigadeiro.

Abaixo vamos descrever, brevemente, algumas opções que já estão ativas e outros atrativos que serão inaugurados em breve:

MIRADOURO

Comunidade de Lambari

Caminhada de Belisário, distrito de Muriaé, até a comunidade de Lambari, em Miradouro:

– O trajeto de 14,35 km é todo de estrada de chão e encerra na Cachoeira Recanto das Pedras. Veja a marcação do percurso pelo link no Wikiloc, feito pelo guia Silvan Vital, da Vital Ecoturismo. No local, o turista terá opções de porções, bebidas e almoço no restaurante comandado pelo casal Nilson e Marli. O espaço possui duas cachoeiras e uma trilha ecológica com curso d’água ao lado.

Os empreendedores contam que fizeram parceria com os moradores do entorno da fazenda/restaurante que fornecerão os produtos comercializados no local.

Conheça o Restaurante Cachoeira Recanto das Pedras

Monte Alverne | Comunidade do Sapê

Em breve, será inaugurado um novo Restaurante que também será Pousada na Comunidade do Sapé, localizada no setor de Monte Alverne, no entorno da Serra do Brigadeiro. A Pousada e Restaurante Recanto da Serra é um empreendimento da família Ribas:

“Nós Mulheres da Serra do Brigadeiro temos como objetivo a luta e a resistência no território, e para fortalecer os trabalhos da agricultura familiar já ao longo dessa história, temos buscado alternativas de geração de renda familiar e qualidade de vida no campo, respeitando a natureza, o meio ambiente e a vida, na construção do bem viver. Trabalhamos na produção de alimentos valorizando o que nós temos e assim fazendo com que outras pessoas passam olhar o nosso lugar em que vivemos com maior preciosidade”, relata, Rita Ribas, que também é quitandeira, líder comunitária e integrante do Grupo Mulheres do Café.

A previsão é que o espaço seja inaugurado na segunda quinzena de dezembro de 2021.

MURIAÉ

Distrito de Boa Família

O monumento ‘A Maior Viola Caipira do Mundo’ já é conhecido por representar o resgate da música caipira e dos violeiros! Ele possui seis metros de altura, dois metros e dez centímetros de largura e sessenta centímetros de espessura. O espaço cultural foi construído no Rancho dos Aguiar Braga, em Boa Família, distrito de Muriaé, na região da Serra do Brigadeiro.

A radialista e idealizadora da Maior Viola Caipira do Mundo, Giani Carla Aguiar Braga, também é a autora do projeto “Uma coisa Puxa a Outra”, que vem sendo realizado na Zona da Mata, e que motivou a construção do monumento que homenageia o violeiro José Quirino de Lourena Filho, mais conhecido como “José Olavo Violeiro”.

Aos poucos, a programação cultural é retomada, com agenda já para os dias 18 e 19 de dezembro:

Sábado – 18 de dezembro

De 10h às 17h – Exposição de arte Cores da Vida, do artista plástico Paulo Amorim

20h – Show de Mágica com o Mister Emanuel Messias

21h – Show do Ricardo Nazar

22h30 – Show do Elmo e Marília

Domingo – 19 de dezembro

De 10h às 17h – Exposição de arte Cores da Vida, do artista plástico Paulo Amorim

17h – Chegada da Cavalgada Rancho Alegre e CTE do Marcão Domingueira, com Danilo de Castro

Os interessados em adquirir mesas, podem entrar em contato com a Giani pelo WhatsApp 32 99932-5697.

ARAPONGA

Comunidade Serra das Cabeças

Para chegar na sede do Parque do Brigadeiro pela portaria de Araponga-MG, é necessário andar 11 km de entrada de terra da cidade até a unidade de conservação.

Mas, depois de percorrer 7 km de estrada de chão, o turista terá agora um ponto de parada com quitutes deliciosos no Café na Serra, na Comunidade Serra das Cabeças! O empreendimento é de Flávio Vitarelli.

O restaurante/cafeteria ainda não foi inaugurado, mas já recebe turistas com reservas! Quem comanda o fogão à lenha é a chef Ilda, moradora local. Conheça um pouco mais do lugar em sua página no Instagram.

dezembro 3, 2021
Destaques da semana , Destaques notícias , post , Single Post
, , ,
0

Compartilhe com um amigo!

Posts relacionados