serradobrigadeiro.com.br

logo001

Evento da Minas Coffe discute exportação de café Especial e Turismo de Experiência

Novamente a cidade de Araponga-MG sedia um evento que teve a presença de representantes públicos e privados de diversos municípios em volta do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.

O Parque da Serra do Brigadeiro, integra a Associação dos Municípios do Circuito Turístico Serra do Brigadeiro (ABRIGA), o que confere a todos os associados do poder público e privado, desenvolver ações em prol de toda a região, como vem fazendo o Departamento Turismo de Araponga. Assim, a região traz visibilidade para toda a Serra.

O Minas Coffe, aconteceu no dia 9 de maio, no Clube do Ipê na cidade de Araponga, e teve a presença de cerca de 150 pessoas. O evento teve o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Araponga, da EMATER, e a organização foi da Agroplus vinculada ao Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. A empresa desenvolveu um levantamento de dados em diversas propriedades rurais produtoras de cafés especiais do município com a finalidade de apoiar na gestão empreendedora para exportação, considerando que o nosso estado de Minas Gerais é o maior produtor de café no Brasil da atualidade.

As palestras na área da gestão sustentável de propriedades rurais para a exportação de cafés especiais foram ministradas por representantes da EMATER, regional de Minas Gerais com sede em Viçosa, do IEF, superintendência regional de Ubá, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais de Belo Horizonte.

As palestras na área ambiental e do turismo foram por representantes da Associação de Recuperação e Proteção Ambiental – ARPA de Ubá, do Departamento de Turismo de Araponga, e a palestra remota internacional da França, sobre a bebida champagne.

Na área do Turismo de Experiência, foi destacado pelo Consultor de Turismo Responsável Werter Valentim de Moraes a iniciativa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais em desenvolver duas Rotas Turísticas do Café Mineiro. Uma Rota para a região do Sul de Minas Gerais nas cidades de Baependi, São Lourenço, Caxambu, Cambuquira, Cruzília e Três Pontas, e a outra Rota Turística para o Café do Cerrado no município de Patrocínio que é a maior cidade produtora de café de Minas e do Brasil. Na ocasião, o consultor solicitou esforços para que estas Rotas Mineiras do Café Mineiro também insira a região da Serra do Brigadeiro em função da alta qualidade dos cafés especiais da Serra do Brigadeiro com diversos prêmios recebidos nacional e internacionalmente.

maio 16, 2024
Destaques notícias , Single Post , Viagens que Transformam
0

Compartilhe com um amigo!