Mais de 70 participantes, de 13 municípios próximos ao entorno da Serra do Brigadeiro estiveram presentes na última quinta, 10 de novembro, no I Seminário Regional da Agroindústria Familiar da Zona da Mata/MG, na sede do IF Sudeste, em Muriaé. Representantes do setor público e da sociedade civil organizada estiveram na ação organizada pelo Projeto Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET-TRSB), demandado pelo CODETER do Território Rural da Serra do Brigadeiro (TRSB). O encontro teve como objetivo diminuir os entraves e gargalos que dificultam a formalização e regularização da agroindustrialização da produção dos agricultores familiares, considerando que esta formalização é uma demanda tanto do seguimento da Agricultura Familiar quanto dos órgãos oficiais fiscalizadores no controle da saúde da população.
Conforme os organizadores, considerando diagnósticos do NEDET, para os agricultores e suas entidades representativas esta formalização é uma importante alternativa de geração de renda no meio rural, já que processar e comercializar a própria produção torna as famílias independentes dos complexos agroindustriais, além de disponibilizar produtos mais seguros para consumidores.
Eles destacam a necessidade do estabelecimento das redes em formação no Território, como é o caso da rede que vem sendo construída com o IFET-Sudeste na qual o o projeto de extensão também é colaborador. Além disso, permite a ocupação mais efetiva de espaço em mercados, especialmente os institucionais (Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA), entre outras vantagens de cunho sociocultural e econômico.