Além das tradicionais trilhas do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, outros destinos estão sendo traçados pela região para fortalecer os potenciais turísticos das cidades do entorno. A unidade de conservação é uma grande reserva de Mata Atlântica, circundada por oito pequenas cidades da Zona da Mata mineira – Araponga, Divino, Ervália, Fervedouro, Miradouro, Muriaé, Pedra Bonita, Sericita. Todas elas são compostas pelo Centro Urbano e outros tantos distritos e comunidades rurais ligadas por estradas de chão que dão acesso aos outros municípios, trechos de cachoeiras, cursos d’água e matas preservadas.
Tendo em vista toda essa descrição geográfica, é possível entender como anda o crescimento turístico das cidades do entorno do Brigadeiro. Aos poucos, as estradas esquecidas por entre estas comunidades rurais estão tornando-se trajetos viáveis para realização de passeios contemplativos que podem ser feitos a pé, de bike, Off Road, motocicleta, dentre outros.
Como ponto de apoio, complementando os atrativos naturais, diversos empreendimentos rurais e de base comunitária estão nascendo, como restaurantes, cafés, bares e pousadas. Assim, o turismo vai ganhando corpo e forma como real opção de fonte de renda para as famílias da região da Serra do Brigadeiro.
Abaixo vamos descrever, brevemente, algumas opções que já estão ativas e outros atrativos que serão inaugurados em breve:
MIRADOURO
Comunidade de Lambari
Caminhada de Belisário, distrito de Muriaé, até a comunidade de Lambari, em Miradouro:
– O trajeto de 14,35 km é todo de estrada de chão e encerra na Cachoeira Recanto das Pedras. Veja a marcação do percurso pelo link no Wikiloc, feito pelo guia Silvan Vital, da Vital Ecoturismo. No local, o turista terá opções de porções, bebidas e almoço no restaurante comandado pelo casal Nilson e Marli. O espaço possui duas cachoeiras e uma trilha ecológica com curso d’água ao lado.
Os empreendedores contam que fizeram parceria com os moradores do entorno da fazenda/restaurante que fornecerão os produtos comercializados no local.
Conheça o Restaurante Cachoeira Recanto das Pedras
Monte Alverne | Comunidade do Sapê
Em breve, será inaugurado um novo Restaurante que também será Pousada na Comunidade do Sapé, localizada no setor de Monte Alverne, no entorno da Serra do Brigadeiro. A Pousada e Restaurante Recanto da Serra é um empreendimento da família Ribas:
“Nós Mulheres da Serra do Brigadeiro temos como objetivo a luta e a resistência no território, e para fortalecer os trabalhos da agricultura familiar já ao longo dessa história, temos buscado alternativas de geração de renda familiar e qualidade de vida no campo, respeitando a natureza, o meio ambiente e a vida, na construção do bem viver. Trabalhamos na produção de alimentos valorizando o que nós temos e assim fazendo com que outras pessoas passam olhar o nosso lugar em que vivemos com maior preciosidade”, relata, Rita Ribas, que também é quitandeira, líder comunitária e integrante do Grupo Mulheres do Café.
A previsão é que o espaço seja inaugurado na segunda quinzena de dezembro de 2021.
MURIAÉ
Distrito de Boa Família
O monumento ‘A Maior Viola Caipira do Mundo’ já é conhecido por representar o resgate da música caipira e dos violeiros! Ele possui seis metros de altura, dois metros e dez centímetros de largura e sessenta centímetros de espessura. O espaço cultural foi construído no Rancho dos Aguiar Braga, em Boa Família, distrito de Muriaé, na região da Serra do Brigadeiro.
A radialista e idealizadora da Maior Viola Caipira do Mundo, Giani Carla Aguiar Braga, também é a autora do projeto “Uma coisa Puxa a Outra”, que vem sendo realizado na Zona da Mata, e que motivou a construção do monumento que homenageia o violeiro José Quirino de Lourena Filho, mais conhecido como “José Olavo Violeiro”.
Aos poucos, a programação cultural é retomada, com agenda já para os dias 18 e 19 de dezembro:
Sábado – 18 de dezembro
De 10h às 17h – Exposição de arte Cores da Vida, do artista plástico Paulo Amorim
20h – Show de Mágica com o Mister Emanuel Messias
21h – Show do Ricardo Nazar
22h30 – Show do Elmo e Marília
Domingo – 19 de dezembro
De 10h às 17h – Exposição de arte Cores da Vida, do artista plástico Paulo Amorim
17h – Chegada da Cavalgada Rancho Alegre e CTE do Marcão Domingueira, com Danilo de Castro
Os interessados em adquirir mesas, podem entrar em contato com a Giani pelo WhatsApp 32 99932-5697.
ARAPONGA
Comunidade Serra das Cabeças
Para chegar na sede do Parque do Brigadeiro pela portaria de Araponga-MG, é necessário andar 11 km de entrada de terra da cidade até a unidade de conservação.
Mas, depois de percorrer 7 km de estrada de chão, o turista terá agora um ponto de parada com quitutes deliciosos no Café na Serra, na Comunidade Serra das Cabeças! O empreendimento é de Flávio Vitarelli.
O restaurante/cafeteria ainda não foi inaugurado, mas já recebe turistas com reservas! Quem comanda o fogão à lenha é a chef Ilda, moradora local. Conheça um pouco mais do lugar em sua página no Instagram.