Por Werter Valentim de Moraes
Após quatro anos do 1º Encontro de Mobilização Turística da Serra do Brigadeiro ocorrido em dezembro de 2019, na sede do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, aconteceu entre os dias 25 e 26 de fevereiro agora, o Seminário de Turismo em Ervália.
Um pensamento em comum – o desenvolvimento do turismo na região de abrangência do Parque.
O evento aconteceu no Complexo Turístico Pico do Cruzeiro do município. Este Complexo Turístico existe desde 2006. É uma inciativa empreendedora do poder público local, que aliás, é digna de exemplo a ser seguido pelos demais poderes públicos do entorno do Parque. A gestão pública de empreendimentos turísticos é uma ação inovadora no Brasil. Existe poucos exemplos desta natureza em andamento. Portanto, este exemplo de Ervália poderia ser melhor explorado como intercâmbio de gestores públicos municipais. O que infelizmente não ocorre ainda entre os municípios limítrofes ao Parque. Iniciativa desta natureza poderia ser fomentada pelas Instâncias de Governança do Turismo no Território.
O Complexo turístico do Pico do Cruzeiro, dá acesso por trekking ao referido pico em uma trilha moderada de cerca de 4 km de extensão a uma altitude de 1.684 metros. A estrutura conta com portaria e guarita; área de camping; área de estacionamento; campo de futebol gramado e cercado com alambrado; palco para shows; edificação para bar e restaurante; banheiros; chalés para hospedagem, e, trilhas para caminhadas. Além de uma cachoeira a 300 metros da portaria.
O Seminário de Turismo teve a presença de cerca de 28 participantes com integrantes de Mariana, Belo Horizonte, São Paulo, Viçosa e do município de Ervália. Além da presença de funcionários do Parque.
A primeira palestra na área de sustentabilidade, foi proferida pela empresária Maria José de Belo Horizonte, que abrirá uma agência de turismo em Ervália. O destaque de sua fala, foi na necessidade de que práticas de diálogo são fundamentais para que ações concretas sejam realizadas em prol do turismo.
Portanto, fica a dica – Como vem sendo realizada nossas práticas de comunicação para o desenvolvimento do Turismo no Território da Serra do Brigadeiro?
A segunda palestra foi sobre turismo rural como atender o turista, proferida pelo casal Rogéria de Castro e Nhauan de Araújo Costa proprietários do Espaço Trilha Verde – pousada agroecológica. A visão de um turismo pautado nas identidades rurais foi reforçada como o grande diferencial que se precisa seguir em nossa caminhada para o turismo sustentável. Além da necessidade de ser trabalhado a autenticidade dos anfitriões para atender os visitantes.
Portanto, fica a dica – Nossas características rurais vêm sendo mantidas em nossos serviços e produtos turísticos? Ou nossos negócios turísticos estão crescendo para um atendimento de massa?
A última palestra da agência de turismo aventura Bota na Trilha nos foi passado sua experiência enquanto agência desta área. A palestra nos mostrou as várias modalidades de turismo aventura que existem, e nos fez perceber nosso potencial de atividades de montanhismo.
Portanto, fica a dica – O que fazemos para facilitar que o visitante, viajante, ecoturista, o aventureiro, conhecer nosso potencial turístico?
O Secretário Municipal de Turismo de Ervália Adriano Fontes Cunha nos apresentou as várias ações que o município de Ervália está fazendo, após ter passado a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro. Uma das mais significativas é o fortalecimento da agroindústria local com investimentos na produção associada ao turismo. O destaque da gestão será o “ordenamento” de uma parceria pública privada/comunitária para o Complexo Turístico do Pico do Cruzeiro.
Para este “ordenamento”, esperamos que possibilite um trabalho pautado na identificação de requisitos essenciais para que a legalização em forma de documento, desta parceria garanta que o Patrimônio do Complexo Turístico do Pico do Cruzeiro possa gerar benefícios sociais, ambientais e financeiros para o município.
Como visão de futuro, a Carpediem, lançou a ideia de um próximo evento para o local, que será a Comemoração do Dia Internacional da Montanha, com o apoio da Federação de Montanhismo e Escalada de Minas Gerais.
A Carpediem – Viagens de Experiência com suas ações de ativismo socioambiental, a partir de assessorias e consultorias nacionais e internacionais na área do turismo responsável, esteve presente neste evento atual realizado em Ervália, como no passado, ocorrido em Araponga. Demonstramos assim, que para se causar impactos positivos na sociedade, precisamos passar pela pluralidade de conhecimentos técnicos, locais e populares buscando a integração, envolvimento e comprometimento de direitos e deveres de todos com a ética.
Seminário de Turismo em Ervália realizado no Complexo Turístico Pico do Cristal do município | Créditos: Carpediem – Viagens de Experiência