A história dos cafés especiais da Fazenda Pedra Redonda começou em 1982, quando José Santana e sua família, da cidade de Porto Firme-MG, decidiram adquirir as terras, em Araponga-MG. Mais velho de 17 irmãos, senhor Filhinho faleceu em 2019, deixando a administração das lavouras para seu filho José Roberto Vidigal Santana. A propriedade fica na Comunidade do Estouros, aos pés da Pedra Redonda, na região das Matas de Minas.
O empresário, que também empreendeu no ramo comercial com a rede de lojas Mundial Acabamentos, foi um dos primeiros investidores em técnicas de beneficiamento do café na cidade, incentivando tantos outros a iniciarem o novo modelo de produção, com intuito de produzir uma bebida de melhor qualidade e valorização por saca e foco na venda para as exportadoras internacionais. Ele esteve a frente da criação da primeira associação de Cafés Especiais de Araponga, junto com Sérgio Sanglard e Dimas Mendes.
Antes de trabalhar apenas com as lavouras de café, o atual responsável pela dinâmica de trabalho na Fazenda, Marcos Lopes Ramos, conta que as terras também produziam frutíferas e legumes que eram vendidos para o CEASA. Em 2000, a propriedade foi dividida entre os irmãos da família Santana. Com isso, o senhor Filhinho construiu a atual infraestrutura para a produção do Café Pedra Redonda.
Leia matéria na íntegra no site da Associação dos Cafés Especiais de Araponga (ASCA)
Site – https://www.cafepedraredonda.com.br/
Instagram: @cafe_pedraredonda
Facebook: @saccprltda
WhatsApp: (31) 9 8835-3968