serradobrigadeiro.com.br

logo001

Primeiro concurso de cafés especiais de Araponga, na Serra do Brigadeiro, abre inscrições em julho

Acontecerá neste ano o 1° Concurso de Cafés Especiais de Araponga, nas Matas de Minas, Serra do Brigadeiro. O evento será organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e tem como objetivo “identificar, promover e premiar os agricultores pela obtenção de café de qualidade, incentivar a constante melhoria da qualidade como meio mais eficaz na conquista de mercado, agregar valor ao produto e atender à crescente demanda por produtos diferenciados”, conforme descrito no regulamento do concurso.

A inscrição será gratuita. Ao preencher os dados, o produtor deverá assinar o temo de conhecimento e concordância com o regulamento da competição. Todos poderão concorrer com amostras em duas modalidades: Café Cereja Descascado ou Café Natural. Os cadastros e entregas das amostras serão feitos entre 10 de julho e 20 de setembro, na sede da Secretaria de Agricultura.

Para participar do concurso, o cafeicultor precisa ter lotes de café arábica de preparo natural (seco com casca) ou cereja descascado (em pergaminho) na safra 2020/2021. Só serão habilitados produtores locais, que podem ser proprietários ou parceiros, meeiros, arrendatários e comodatários. A habitação deverá ser comprovada no ato da inscrição através de documentos: escritura ou contrato de parceria, meação, arrendamento entre outros.

A comissão organizadora será composta por integrantes da secretaria com intuito de coordenar o concurso, constituir a comissão julgadora, receber as amostras já preparadas, preencher as fichas de inscrição e enviar as amostras à comissão julgadora, além de divulgar o resultado, no dia 20 de novembro.

Já a comissão julgadora será formada por classificadores de café que vão receber as amostras de café codificadas e já preparadas para prova. Eles farão a classificação e seleção. O produtor terá como responsabilidade levar as amostras preparadas conforme especificações: Umidade não inferior a 10% e não superior a 12%, peneira 16 acima, 1 kg por amostra livre de defeitos, café que apresentarem em prova de xícara (PVA, SUJO, XÍCARA RIADO, RIO, RIO ZONA) serão desclassificados.

O lote, tanto na modalidade de café natural, quanto de cereja descascado, deve ser de uma saca de 60 kg.

Classificação, Seleção e Premiação

A divulgação da classificação será no dia 18 de outubro. Conforme o regulamento, todos os melhores cafés em cada modalidade que obtiverem notas médias igual ou superior a 86 pontos, de acordo com a metodologia Specialty Coffee Association (SCA), serão classificados. Dentre os classificados, a comissão selecionará os cinco melhores cafés de cada modalidade, no dia 29 de outubro. Todos eles passarão por contraprova. Caso o resultado seja diferente da amostra inicial, o concorrente será eliminado e substituído por outro produtor que ficou entre os classificados, seguindo a ordem de melhor pontuação.

Todos os cafés finalistas serão levados a leilão com lance mínimo de R$ 1.500, a saca. O primeiro, segundo e terceiro colocados, em cada modalidade, também serão premiados. A premiação está agendada para o dia 20 de novembro, mas ainda não foi definido se a cerimônia será online ou presencial.

Os cafés classificados também poderão ficar disponíveis para venda, caso haja interesse entre o produtor e compradores.

junho 9, 2021
Café Especial da Serra do Brigadeiro , post , Single Post
0

Compartilhe com um amigo!

Posts relacionados