serradobrigadeiro.com.br

logo001

ARAPONGA - Pico do Boné

Onde: É o principal atrativo do parque sendo o mais visitado fica a 28 km da sede, em Araponga na região do Estouro, com seus 1.870 metros acima do mar, tem 360 graus de visão de toda região, sua trilha é a mais fácil do parque, são 4 km de trilha em estrada de uma antiga carvoaria da Belgo Mineira dos anos 60 em mata atlântica, nível de dificuldade leve.

O Pico do Boné, que leva esse nome por causa de sua aparência quando contemplado à distância e seu cume é formado por um pequeno platô que mede 10 por 15 metros, onde predomina uma vegetação constituída por gramíneas, pequenos arbustos e grande número de bromélias de flores vermelhas. É um dos Picos mais altos do Parque. Do pico é possível avistar os mares de morros e, a leste, o distrito de Bom Jesus do Madeira; ao sul, a Serra do Grama e a Pedra do Pato; ao norte, o Pico do Soares e a Pedra Branca; e a oeste o município de Araponga.

Como Chegar: Para chegar ao Pico, saindo de carro do centro de visitantes, pegue a estrada principal do Parque, no sentido de Araponga, por aproximadamente 11,5 km entre à direita, em estrada de terra, siga até as propriedades limítrofes à área da unidade de conservação. Siga depois a pé, em meio a plantações de café, passe por uma pequena cancela, caminhe até uma placa indicativa para o Pico (única em todo o percurso). Continue o trajeto até passar por uma pinguela natural, formada por fragmentos rochosos sobrepostos de maneira uniforme, sobre uma pequena corredeira. Siga por um caminho que, devido à vegetação densa, é sinuoso e estreito, até uma pequena lapa, conhecida como Pedra do Descanso, localizada na metade do percurso. Continue pela trilha até um afloramento rochoso já próximo ao destino. Desse local, avista-se um vale e, segundo os moradores locais, o único coqueiro Macaúba da área de abrangência do Parque. Depois da subida íngreme, de grande dificuldade, chega-se ao Pico. Um guia do parque acompanha os visitantes.

Distância da Sede: 28 km. (8km de caminhada).

Tempo de percurso: Aproximadamente 3h30 minutos.

Grau de dificuldade: médio.

janeiro 15, 2022
Parque , Picos

Compartilhe com um amigo!