serradobrigadeiro.com.br

logo001

MURIAÉ - Pico do Itajurú

Onde: Localizado no extremo sul da Serra do Brigadeiro, na região norte de Muriaé, a 15 km da vila do Belisário, ele está a 35 km da sede. O Pico do Itajuru é um afloramento de rochas graníticas cujo ponto culminante se encontra a 1.585 metros de altitude. No topo, a vegetação é de médio porte aproximadamente 1,80 metro de altura –, o que dificulta uma visão panorâmica o entorno. Em dias de bom tempo, é possível ver os municípios de Ervália e Muriaé.

Como Chegar: Para se chegar ao Pico do Itajuru, partindo do centro de visitantes pela estrada interna do Parque, siga por 7,1 km até Bom Jesus do Madeira, distrito de Fervedouro. Desse distrito, pegue a estrada à direita, siga por 1,2 km até Monte Alverne e continue por mais 4,8 km. Saia da estrada principal, que leva ao município de Miradouro e entre à direta. Percorra mais 10,5 km passando pela comunidade Cabeceira do Alegre e pelo vilarejo Serrania, na região pertencente ao município de Muriaé. Continue por 9,4 km nessa estrada em direção à região do Careço. Siga a pé ela estrada da região do Careço, pois não é possível o acesso de carro. Após caminhar 1,21 km pela estrada que leva para a comunidade do Careço, é necessário entrar por uma trilha à esquerda. A partir desse ponto, siga a trilha até o Pico do Itajurú. Nos primeiros metros, existe um curso d’água que pode ser utilizado para abastecer os cantis. Existem algumas outras placas indicativas que orientam o visitante em direção ao Pico, porém sem informações geográficas.

Distância da Sede: 35,84 km.

Tempo de percurso: 4h.

Grau de dificuldade: alto.

janeiro 15, 2022
Parque , Picos

Compartilhe com um amigo!