serradobrigadeiro.com.br

logo001

Bodas de Prata do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Por Werter Valentim de Moraes

Dia 18 de setembro de 2021 ocorreu o evento para comemorar as bodas de prata do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro para comemorar os seus 25 anos de criação. Lá estive, pois, minha trajetória com o Parque iniciou quando como estudante de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa, fui bolsista para trabalhar no primeiro levantamento da procnias nudiculis (araponga), a ave símbolo do município de Araponga, isso em 1986. Depois me lembrei quando trabalhava para o World Wildlife Fund – WWF, sendo responsável pelo evento comemorativo da criação do Parque Nacional do Caparaó.

O evento ocorreu na ermida do PESB, no qual foi encenado, um belíssimo teatro ao ar livre, contando a história/estória do Antônio Martins. Neste evento, pude rever amigos de nossa trajetória de apoio à administração da gestão da referida unidade de conservação. Estiveram presentes funcionários do IEF, amigos do trade turístico, além de apoiadores do Parque.

Crédito: Parque Estadual Serra do Brigadeiro

No entanto, vi apenas um representante de Prefeitura presente, que foi da cidade de Araponga. No entanto, sabemos que o Parque da Serra do Brigadeiro, abrange os municípios de Pedra Bonita, Divino, Fervedouro, Muriaé, Miradouro, Ervália, Sericita e Rosário de Limeira.

Da mesma forma, me chamou a atenção a ausência dos conselheiros do conselho consultivo do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, este formado por vinte (20) representantes da sociedade organizada dos municípios do entorno.

O Conselho Consultivo é um espaço de discussão e negociação dos problemas e demandas ambientais, bem como de sua integração com a sociedade, apoiando a gestão do Parque. Acredito, que os Conselheiros(as) possam ser peças fundamentais na inserção do PESB no desenvolvimento sócio-econômico da Zona da Mata. Este Conselho tem a grande missão de colaborar na atualização do Plano de Manejo do PESB, para que o Parque possa verdadeiramente cumprir sua missão de vetor de desenvolvimento local.

Entendo que, estes representantes da sociedade, são como padrinhos e madrinhas, e como tal, são responsáveis, juntamente com os pais (no caso o IEF) a dar um futuro brilhante ao aniversariante.

Como “BODAS DE PRATA” é uma data marcante, deixo aqui para o IEF e os Conselheiros (as), minhas reflexões:

• Conselheiros e conselheiras, como estão sendo suas participações para apoiar a gestão do Parque? Passiva ou ativa? Com críticas positivas ou negativas? Os interesses são para construir relações, ou apenas para ter o status de um conselheiro para benefícios próprios?

• Para os gestores do Parque, tem-se dado voz as necessidades e demandas da região limítrofe? Ou apenas procura as comunidades com interesses unilaterais? A gestão do Parque está construindo relações sustentáveis para aproximar das necessidades das comunidades do entorno? Ou apenas está presente para cumprir ações de fiscalização?

Enfim, nesta data querida, dou parabéns a todos e a todas, que de fato, fazem o dever de casa, do diálogo, da fala e da escuta, dos que compartilham ideias. Parabenizo a todos, que como voluntários que são, estão dispostos a levar a mensagem da conservação e preservação do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro como mola propulsora do desenvolvimento regional da zona da mata de Minas Gerais.

Pois não adianta expressarmos que o Parque da Serra do Brigadeiro tem grande potencial para o turismo, se não transformarmos este potencial que é futuro, em presente.

Espero que os padrinhos e os pais do aniversariante possam estar cada vez mais juntos nesta integração sócio ambiental e cultural!

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal Serra do Brigadeiro

setembro 20, 2021
Parque , post , Single Post , Viagens que Transformam
0

Compartilhe com um amigo!

Posts relacionados