serradobrigadeiro.com.br

logo001

PARQUE - Trilha do Carvão

Onde: A Trilha do Carvão tem 6,7 km de extensão e, aproximadamente, 3 metros de largura. Em alguns pontos, a largura é menor devido à recomposição da vegetação, ou por causa de processos erosivos. É uma caminhada sem grandes obstáculos e com subidas pouco acentuadas. A vegetação de Mata Atlântica é abundante ao longo de todo o trajeto, proporcionando boa sombra ao caminhante. Durante o percurso, podem ser vistos muitos samambaiaçus (xaxins), enquanto se ouve o suave barulho das águas dos regatos e os cantos de aves como a araponga e o trinca-ferro. De um determinado trecho, avista-se a Serra das Cabeças. Segundo moradores da região, a Companhia Belgo Mineira explorava madeira naquelas terras, e transitava com caminhões por aquela trilha transportando lenha e carvão. O fato é que existem ruínas de fornos de carvoaria e um chassi de carreta abandonado, em bom estado de conservação, o que causa estranheza pelo contraste provocado pela densa mata a sua volta. A trilha termina nas proximidades da comunidade do Estouro.

Como Chegar: Para chegar à Trilha do Carvão, partindo do centro de visitantes, pegue a estrada principal em direção a Bom Jesus do Madeira, passe pela Portaria Pedra do Pato, continue pela estrada e, após percorrer 5,5 km, entre à esquerda onde existe uma porteira. Dessa estrada, avista-se à direita a Cachoeira do Piu. O local é conhecido como São João da Barra. Continue por mais 2,8 km, atravessando dois pequenos córregos sem pontes. Depois de passar pela quarta porteira, avista-se a sede da Fazenda Braúna. Uns 200 metros antes da sede, inicia-se a trilha. É possível chegar à Trilha do Carvão também a partir de Estouro. Basta sair em direção a São João da Barra, onde se encontra placa indicativa.

Trilha com Guia

Distância da Sede: 8,3 km.

Tempo de percurso: Aproximadamente 20 minutos.

Grau de dificuldade: baixo.

janeiro 15, 2022
Parque , Trilhas

Compartilhe com um amigo!